Brickshelf – O retorno – Reconsiderando…

Uma nova mensagem aparece no Brickshelf para a surpresa da comunidade:

Notice: Brickshelf will not be shutting down! We will be offering “featured” accounts for $5/month shortly.
We have received hundreds of supportive emails in the past few days including many who said they would like to contribute financially but did not know how. This has had us rethink the practicality of charging for enhanced features.We plan to do this without reducing current functionality for free users. Thank you for your enormous show of support.
IMPORTANT: do NOT try to download the entire site, it causes major problems, slows things down for normal users and you will be permanently blocked.
————————————————————————————————–

Kevin Loch se pronunciou finalmente sobre toda a história no LUGNET. Como já se suspeitava o custo para manter o BS no ar é realmente complicado. Esse foi o fator principal para a decisão feita anteriormente por Kevin.

Porém, em função da grande reação da comunidade AFOL, (com vários e-mails considerando a possibilidade de pagar uma mensalidade para o BS) Kevin Loch reconsiderou a idéia (na minha opinião absurda) de tirar a maior galeria da comunidade do ar.

Com toda a certeza temos que agradecer ele por todo o esforço feito até hoje para manter o BS funcionando de graça para todos da comunidade. Realmente não é fácil manter um recurso como esse. Agora gostaria de saber como ele vai fazer para gente de fora dos USA pagar os $5… paypal?

Kevin publicou uma resposta oficial (que estava realmente faltando) sobre toda a situação.

Ele também explica nessa carta porque o maj.com não saiu do ar.

No comunicado deixado no site ele pede para serem interrompidas as tentativas de baixar o site todo, pois isso causa grandes problemas e deixa o BS lento.

No final (se é que esse é o final…) temos que ficar felizes pela continuidade dessa fantástica galeria e pela grande inspiração que o BS proporciona! E claro agradecer a todos da comunidade pelo esforço coletivo de fazer o backup da forma que foi feito até o momento. Infelizmente eu não consegui participar diretamente desse esforço, porque estive com diversos problemas com a Internet aqui… Estive acompanhando tudo aos poucos, conforme o possível. Mas gostaria de agradecer a todos que se prontificaram nessa jornada. Muito obrigado!

Na minha visão, o fator centralizador do BrickShelf é o que gerou toda a reação da comunidade. Por isso sempre tive minhas dúvidas em relação a toda a história desde o princípio. Ainda mais considerando a falta de uma explicação oficial.

Toda essa novela (como o Luis Baixinho colocou) mostrou como a Internet precisa ser diversificada. Imagino que seja necessário uma expansão dos locais de publicação dos modelos LEGO da comunidade, pois uma certa dependência em relação a um site, pode causar toda essa situação novamente. Agora acho que é aprender e repensar.

Eu não tinha galeria no BS, mas estive juntando uma série de trabalhos para publicar lá. Agora (como muitos) estou reconsiderando… Mesmo assim, sem dúvida a importância do BS é indiscutível.

O desafio (e o que acho que ficou de aprendizado) é manter um local centralizador para a comunidade e ao mesmo tempo fugir da dependência de um serviço único.

Uma resposta

  1. Realmente concordo com você Fábio ficar tanto tempo dependendo de apenas um único local para ser publicado as fotos de mocs e não patrocinado pela Lego somente poderia acarretar nisso.

    Na minha opinião a própria Lego deveria disponibilizar um local apenas para os Afols, eu sei que exite o próprio site, mas ele não se enquadra nos termos do BS.

    Mas por enquanto temos que depender de alguns voluntários como o Kevin para fotos de mocs serem compartilhados pelo mundo afora…e esperar….

    Akele abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: