LEGO na Campus Party 2008 – Cobertura

Meu deus! A oficina da LEGO na Campus Party aconteceu em 15 de fevereiro! Hoje é dia 24 de abril e só agora estou publicando esse post com a cobertura!

De lá para cá (em apenas 2 meses) tanta coisa aconteceu que nem sei por onde começar… 2 novos encontros de fãs de LEGO, a criação e super sucesso do Portal LUG Brasil e do Fórum LUG Brasil, um monte de gente entrando em contato por meio do blog e muitas outras coisas que estão ainda por vir. Vou tentar atualizar o blog mais!

Bom, melhor começar pelo começo… A Campus Party brasileira foi um sucesso! Por mais que muitos dos campuseiros tenham reclamado sobre a conexão, as acomodações, etc etc… o buzz que esse evento causou na mídia nacional foi bem grande!

Participantes montando e programando um robô NXT

Para completar, a oficina oferecida pela EDAcom foi um grande momento do evento. Tive a oportunidade de acompanhar de perto todo o evento e posso dizer com toda certeza que foi realmente fantástico!

Continue lendo a cobertura completa do evento clicando no link abaixo ou no título desse post

O evento foi composto em 3 momentos:

Primeiro uma breve apresentação feita por Arnaldo Ortiz (diretor técnico da EDAcom) sobre o trabalho que eles realizam com as escolas e sobre os sets utilizados. Arnaldo apresentou um pouco do histórico da LEGO e deixou claro como a EDAcom se encaixa dentro dessa grande empresa por meio da sua divisão educacional (LEGO Education: sendo a EDAcom a sua representante exclusiva no Brasil).

Ele também contou como a EDAcom fechou no fim do ano passado uma join venture com a LEGO da Dinamarca para a realização do projeto Zoom – uma publicação voltada para a capacitação tecnológica.

Focando mais no produto utilizado na oficina – LEGO Mindstorms (já que a LEGO estava na área de robótica da Campus Party) Arnaldo explicou como funciona o potencial de montagem (sistema modular) dos blocos LEGO combinados em um hardware capaz de ser programado por um software especial para realizar tarefas determinadas. Ele explicou algumas diferenças entre o RCX e o NXT, apontou de forma mais específica alguns dos sensores do NXT e disponibilizou alguns sites para maiores informações.

Após tirar algumas dúvidas ele passou para a segunda fase da oficina… a montagem do kit da EDAcom!

Nessa segunda etapa foram distribuidos kits NXT para os participantes. Esses se reuniram em grupos para montar e programar um pequeno robô capaz de completar uma pista de corrida colocada no meio do espaço.

Para isso, cada grupo usou um notebook em que foi instalado o software do NXT (LabVIEW). A tarefa foi programar o robô para que esse completasse o percurso utilizando o sensor de luz.

Cada equipe poderia testar a programação na pista durante a montagem, dentro de um período de tempo. Depois teriam que fazer a prova de fogo na terceira etapa… a competição.

Durante a montagem vários momentos interessantes. No telão do espaço a EDAcom mostrou diversos vídeos de projetos utilizando RCX e NXT, incluindo um robô capaz de resolver um cubo mágico!

Enquanto o pessoal montava também foi hora do Radar Cultura dar uma passadinha para registrar o evento. O vídeo final dessa reportagem está disponível abaixo:

Na etapa da competição nada mais poderia ser modificado. Cada equipe escolheu um representante para colocar seu robô na pista e boa sorte! hehehe. Nesse momento apareceu a equipe do Multishow para gravar sua reportagem. A mídia estava presente em massa durante toda Campus Party🙂

Danielle Susuki entrevistou vários geeks e sentou bem próxima a pista de competição dos NXTs. Se alguém viu essa matéria na TV e tiver gravado, por favor, me envie!!!

No final, depois de algumas controvérsias com uma das equipes… venceu a equipe FEI (Faculdade de Engenharia Industrial).

Equipe FEI vencedora da competição

Como prêmio, a EDAcom ofereceu alguns brindes (bonés e garrafinhas de água).

Na minha opinião a oficina foi extremamente interessante! Foi muito bem organizada pela equipe da EDAcom e proporcionou cinco ou seis horas de entretenimento e aprendizado para os campuseiros e curiosos que circulavam pelo evento.

Foi uma ótima oportunidade de promover as capacidades do LEGO Mindstorms no âmbito educacional e mostrar o trabalho competente realizado pela EDAcom.

Para ver a galeria completa de imagens que tirei clique aqui.

Existem mais e mais fotos no flickr dessa oficina. Fiz uma busca no Flickr com as palavras campus party e lego e o resultado pode ser acessado aqui.

Abaixo seguem também alguns links que encontrei de portais que registraram o evento:

http://tecnologia.terra.com.br/campuspartybrasil/galerias/0,,OI60890-EI11308,00.html
http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI2443566-EI11308,00.html
http://idgnow.uol.com.br/internet/campus-party/archive/2008/02/15/lego-ensina-a-programar-e-montar-robs/

Tenho alguns vídeos que fiz, mas estão em baixa qualidade. Vou ver o que dá pra salvar e depois publico.

Obrigado ao Arnaldo e sua equipe pela oficina e pela possibilidade de compartilhar esse momento.

Aproveitando, para quem quiser conhecer mais sobre a EDAcom acesse: www.edacom.com.br
Eles estão com um site todo reformulado!

Agora deixo aberto o post para comentários. Se você esteve lá compartilhe sua experiência!

Uma resposta

  1. O lego é o melhor brinquedo de todos os tempos!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: